Metalizadoras a vácuo metaliza por um processo limpo e ecológico, onde peças são colocadas dentro da máquina e na presença de vácuo as peças recebem camadas de metal evaporado.
Metalizadoras a vácuo tipo térmica, são as máquinas mais simples e com custo mais acessível quando comparadas com outros tipos de metalizadoras a vácuo. O substrato a ser metalizado recebe o vapor do metal evaporado nos filamentos que são geralmente de tungstênio. Esse vapor é condensado na superfície do substrato cobrindo completamente sua superfície.
Esse tipo de máquina é geralmente utilizadas para acabamentos decorativos, como por exemplo, indústria de moda, moveleira, automobilística, brinquedos, vidrarias, entre outros...
As camadas de metais são geralmente finas, aproximadamente 500 angstroms e o material evaporado geralmente é o alumínio, mas outros materiais também podem ser utilizados de acordo com o tipo de evaporador utilizado.
Metalizadoras a vácuo tipo sputtering (PVD) Physical Vapour Deposition, são as máquinas mais complexas quando comparada com as máquinas térmicas, e com custo maior. O substrato a ser metalizado recebe o vapor do metal evaporado dos magnetrons. Nos magnetrons é possível evaporar qualquer tipo de metal. Os substratos metalizados nesse tipo de máquina podem receber camadas ultrafinas ou camadas mais espessas de acordo com a necessidade.
Esse tipo de máquina é geralmente utilizadas para acabamentos técnicos, más podem também ser utilizadas para decorativos, como por exemplo:
Metalizadoras a vácuo tipo sputtering (CVD) Chemical Vapour Deposition, são as máquinas mais complexas quando comparada com as máquinas térmicas, e com custo maior. O substrato a ser metalizado recebe o vapor do metal evaporado dos magnetrons. Nos magnetrons é possível evaporar qualquer tipo material metálico e não metálico (vidro, cerâmica, etc...). Os substratos metalizados nesse tipo de máquina podem receber camadas ultrafinas ou camadas mais espessas de acordo com a necessidade.
Esse tipo de máquina é geralmente utilizadas para acabamentos técnicos, más podem também ser utilizadas para decorativos, como por exemplo:
© Copyright - Nutzen do Brasil - Todos os Direitos Reservados - 2014