Metalização a vácuo é o processo onde um determinado objeto de metal, vidro, ferro ou outro tipo de material é submetido a uma câmera com alta pressão de vácuo e nesse processo o alumínio passa do estado sólido ao gasoso e adere aos objetos em contato no momento do vácuo, mas para isso o alumínio deve ser submetido a altas temperaturas e estar com a pressão de vácuo adequada dentro da câmera.
Uma máquina metalizadora simplesmente deposita alumínio sobre um produto ou objeto qualquer preparado para o processo de metalização. O processo requer uma câmara totalmente lacrada de onde se retira todo o ar para gerar a formação do vácuo. O alumínio é aquecido a altas temperaturas até praticamente virar gás, quanto maior for a pressão de vácuo dentro da câmera menor será a temperatura necessária para fazer o alumínio ficar EME estado gasoso.
Um fator muito importante no processo de metalização é que as peças a serem metalizadas devem ser cuidadosamente esterilizadas e não podem conter nenhum tipo de resíduo que possa prejudicar o processo, se houver o processo não será realizado de forma correta e é bem provável que o metal no objeto não fique por muito tempo ou com passar do tempo crie bolhas ou imperfeições em algumas partes da peça metalizada.
Se a metalização seguir esses cuidados de pressão de vácuo e limpeza prévia dos objetos a ser metalizado ele não corre o risco de descascar ou se degradar com passar do tempo.
O processo de metalização não produz gases tóxicos ou fluidos prejudicais tanto a natureza ou meio ambiente como também não faz mal algum ao ser humano.
© Copyright - Nutzen do Brasil - Todos os Direitos Reservados - 2014